Receitas

Compartilhe

Desde que comecei a fazer amigurumi eu crio as minhas receitas, mas até 2018 crochetava de um jeito diferente e as receitas que fazia não se adaptavam para quem fazia o amigurumi tradicional (99%).

Até que um dia percebi que crochetando como os 99% eu conseguiria fazer receitas que atingissem um público maior. Em 2019, quando dava aula presencial, criei muitas e receitas para as alunas e a maioria está disponível na loja virtual da Koki (www.koki.com.br/loja). Além disso, desde o início de 2019 crio receitas para a Círculo.

Como a experiência com receitas está dando certo, estou começando a traduzir a receitas que fazem mais sucesso, como o Sackboy (primeira receita que fiz para vender) e já abri a loja no Etsy (www.etsy.com/shop/kokiamigurumi).

Assim, tenho 3 opções de receitas:

GRÁTIS – são receitas mais simples e que estão publicadas aqui no site. Veja quais receitas estão disponíveis aqui.

PAGAS EM PORTUGUÊS – receitas mais elaboradas que estão à venda na loja virtual www.koki.com.br/loja.

PAGAS EM INGLÊS – algumas receitas são traduzidas para o inglês e vendidas na loja do Etsy www.etsy.com/shop/kokiamigurumi.

Uma coisa que me preocupa muito é a pirataria de receitas na internet. Os arquivos em PDF de receitas nacionais e internacionais são compartilhados livremente em grupos de Facebook e Whatsapp, em total desrespeito aos criadores das receitas. É um trabalho como qualquer outro confeccionar uma receita. E algo complexo: é preciso pesquisa, desenhar, escolher cores, fazer e desfazer mil vezes até acertar. Depois tem que fotografar, tratar imagens, formatar receita, testá-la para só ao final colocá-la à venda na loja.

O que as pessoas que compartilham indevidamente têm que entender é que ao comprar uma receita não está comprando a propriedade dela, mas uma cessão de uso, com limites definidos pelo criador. No meu caso (e de muitos criadores) proíbo o compartilhamento por qualquer meio (físico e digital) e de qualquer forma (doação ou venda). Também não permito a alteração de qualquer parte da receita e venda como se fosse uma nova receita. Permito a venda do produto pronto e peço que sempre dê os créditos para Raquel Medeiros.